2022-06-15

A Massagem Shantala

A Massagem Shantala surgiu do conceito de contato físico e existe há vários milênios como elemento das medicinas orientais. O toque é o contato primordial entre a mãe e o bebé, quando este ainda permanece no calor do útero, flutuando no líquido amniótico. O toque feito com amor é a melhor forma de dar as boas vindas ao recém-nascido, além de aumentar o vínculo afetivo entre mãe e filho, assegurando ao bebé um bem estar físico e mental (MAZON; ARAÚJO, 2002).

A prática da massagem a bebés teve origem no Sul da Índia, na região de Kerala, inicialmente praticada pelos monges e depois se transformou em uma tradição, passado de mãe para filha, e assim continua por gerações. (CAMPADELLO, 2000).

Introduzida no Ocidente pelo ginecologista francês Frédérick Leboyer em meados dos anos 70, foi em uma viagem à Índia que ele se encantou com uma mãe sentada no chão com seu bebé deitado sobre suas pernas que massageava com movimentos habilidosos e uma concentração impressionante. Maravilhado com a cena aproximou-se e pediu a mulher se poderia registrar aquele momento, a partir disto batizou a técnica com o nome da mulher: Shantala (PEREIRA, 1996).

Os benefícios da Massagem Shantala são os seguintes:

  • Relaxa e acalma o bebé;
  • Alivia bloqueios e tensões do bebé;
  • Alivio das cólicas do bebé;
  • Facilita o sono do bebé;
  • Fortalece o vinculo com o bebé.