2022-06-15

Acidente Vascular Encefálico

O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é uma alteração neurológica de rápido desenvolvimento causando uma interrupção do fluxo sanguíneo numa certa área encefálica. Esta interrupção súbita do fluxo sanguíneo pode ser gerada tanto por obstrução de uma artéria indicando o AVE isquémico, ou por um vaso – artéria ou veia – que rompe dentro do cérebro, causando extravasamento de sangue, descrevendo assim um AVE hemorrágico.

O AVE é considerado a segunda maior causa de morte do mundo e primeira em Portugal. Segundo dados epidemiológicos, a cada hora três portugueses sofrem um acidente Vascular sendo que um deles não sobrevive, e metade dos que sobrevivem ficam com sequelas neurológicas. Até março de 2022 foram notificados 1.295 casos.

Assim, dependendo do local e da extensão da lesão, o AVC pode desencadear sequelas em regiões sensitivas, motoras e cognitivas, comprometendo a capacidade funcional, autonomia e consequentemente a qualidade de vida.

Uma fisioterapia especializada, torna-se absolutamente imprescindível. Atuando em todas as fases (idealmente o mais precoce possivel) contribuirá para uma maior e melhor funcionalidade, visando a eliminação / redução significativa dos deficits impostos. 

Assim, são vários os aspetos a considerar, entre os quais:

  • inibição do padrão postural do membro acometido normalizando o tônus muscular;
  • treino de marcha e equilíbrio;
  • treino das atividades da vida diária (AVD’s);
  • treino proprioceção e sensibilidade;
  • alongamento para manter ou melhorar amplitudes de movimento;
  • fortalecimento muscular;
  • controlo da dor através de técnicas de analgesia;
  • fisioterapia aquática (hidroterapia) .

Desta forma, as limitações que advém desta condição podem ser combatidas através desta abordagem única e versátil. Não obstante, o programa de fisioterapia engloba objetivos gerais, a serem alcançados a longo prazo, e específicos, a serem alcançados a curto e médio prazos. Os objetivos específicos precisam ser bem definidos e  traçados juntamente com o paciente e seus familiares, consoante as suas expectativas.