2022-12-09

Mundial de Futebol do Catar 2022: recomendações Nutricionais

Quando estamos perante grandes eventos desportivos, como é o caso do Mundial de Futebol do Catar 2022, o público está extremamente atento a todos os pormenores quotidianos dos atletas profissionais. Existe uma grande pretensão para saber aspetos relacionados com a nutrição: o que comem e quando comem, o que bebem e quando bebem, que suplementos utilizam. Naturalmente, abordar profundamente todas as temáticas envolvidas tornar-se-ia demasiado extenso. Desta forma, o presente artigo visa reunir os conteúdos centrais.

A nutrição é especializada a cada indivíduo consoante as diferentes necessidades, sendo, por isso, necessário compreender primeiro as exigências da modalidade: atividade intermitente de alta intensidade em que os jogadores assumem posições e estilos de jogo diferentes, sendo exigidas um grande leque de competências como o salto, a corrida, o caminhar, o chutar, as mudanças de direção (muitas vezes, bruscas) e contactos físicos.

Excluindo os guarda redes, a frequência cardíaca média dos jogadores é de 85% do máximo e a uma intensidade média de 70% do VO2máx, o equivalente a um gasto calórico de 1300 a 1600Kcal aproximadamente, sendo 60 a 70% hidratos de carbono (CHO) (o correspondente a 195-280g de CHO por jogo). Já o gasto calórico em dia de jogo é aproximadamente 3500kcal. Entretanto, embora exista pouca evidência científica, os guarda-redes não apresentam demandas energéticas tão elevadas. Ainda assim, raramente são substituídos durante o jogo e, por isso, têm de se aguentar firmes e focados durante um período mínimo de 90 minutos. 

Nos últimos anos, a distância média percorrida pelos jogadores parece ter diminuído ligeiramente, no entanto, o dispêndio energético aumentou derivado a um aumento de sprints e ações de alta intensidade em 30 e 50%, respetivamente. Para além disso, com a evolução tecnológica foi possível constatar um aumento do número de passes, mostrando assim o papel preponderante da nutrição no desempenho físico e cognitivo do jogo. 

Posto isto, começaremos por abordar a nutrição no dia anterior ao jogo (MD-1). Conforme aclarado, os CHO são o principal combustível durante um jogo de futebol, pelo que, é de extrema preocupação no MD-1 abastecer os níveis máximos de glicogénio. Embora não sejam conhecidos com exatidão os valores a que chegam a baixar as reservas de glicogénio após o jogo, sabe-se que numa liga dinamarquesa de 2ª divisão 50% das fibras musculares estão completamente esgotadas. Face a isto, percebe-se facilmente que atletas que no minuto zero do jogo tenham baixa disponibilidade de reservas de glicogénio terão um pior rendimento global, nomeadamente ao nível da capacidade de sprint e de corrida total. Levando este conceito até ao campeonato do mundo, em que o tempo de recuperação entre jogos é curto, para que o armazenamento seja eficaz, é aconselhada a ingestão de CHO até 72h entre jogos. Esta metodologia alimentar deve ser aplicada com quantidades a rondar 6 a 8g/kg de peso corporal, com a ressalva de serem ajustadas consoante os níveis de gordura e fontes proteicas. Não esquecer no MD-1 do estado de hidratação - o principal mecanismo para dissipar o calor metabólico, que deve ser medido através da cor, osmolaridade (<700 mOsmol/kg) e densidade da urina (<1,020), sensação de sede e massa corporal.

Entretanto, durante o jejum noturno as reservas de glicogénio hepático descem para cerca de 50%, pelo que, no dia de jogo (MD) é de extrema importância a ingestão de CHO na proporção 1-3 g/kg peso corporal 3 a 4h antes do jogo. Esta refeição terá de ser de fácil digestão e deve respeitar os rituais dos atletas pré-jogo. Novamente, o estado de hidratação não pode ser esquecido: 5-7ml/kg de peso corporal 2-4h antes. 

Durante o jogo, deve ser ingerido entre 30-60g CHO por cada metade ou antes de cada metade de tempo regulamentar – isto é, após o aquecimento e durante o intervalo. Esta última estratégia tem vantagem em ambientes quentes, como no campeonato mundial deste ano, porque se assegura uma ingestão de CHO mais espaçada no tempo. Além disso, nestes momentos e mais importante ainda quando as seleções passam as fases de grupo e ficam sujeitas a prolongamento e grandes penalidades, bochechar com bebidas contendo CHO pode não só melhorar o rendimento através do combustível ingerido, mas também melhorar a perceção de esforço pela estimulação cognitiva. Relativamente à ingestão de líquidos, embora a taxa de sudorese seja um parâmetro muito individual (0,5-2,5L/hora), sabe-se que uma hipohidratação pode promover uma diminuição da performance provocada por uma tensão cardiovascular, função cognitiva prejudicada, aumento da perceção de esforço, função física e habilidades técnicas reduzidas. Desta forma, a ingestão de líquidos deve atender a que não haja uma diminuição da massa corporal em 2 a 3% e, por outro lado, que também não ocorra um aumento de peso (a hiperhidratação também é prejudicial). 

Por fim, a fase de recuperação no momento pós-jogo. Uma das formas principais para recuperar rapidamente é através do aumento rápido das reservas de glicogénio. Para isso, nas 4h pós jogo devem ser ingeridas 4 refeições (1 por hora) com 1g/kg de peso corporal de CHO. Em contrapartida, em jogos noturnos esta estratégia torna-se inviável, sendo necessário estabelecer nos dias seguintes as 6-8g/kg de CHO. Restabelecer o peso através da hidratação é algo necessário e a ingestão de líquidos pode ser de 1,5 vezes o peso corporal perdido (a ingestão de líquidos pode conter CHO). Concomitante com os CHO, deve ocorrer uma ingestão de 20-30g de proteína de alto valor biológico em intervalos de 3-4h.

Em suma, estas são algumas das estratégias alimentares a ter em conta durante um torneio de futebol, nomeadamente o campeonato do mundo do Catar. Suplementação, alimentação em fase de treino, recuperação de lesão, jovem atleta e atleta feminina de futebol serão temas a abordar em próximos artigos!

 

Bibliografia
  • Collins J, Maughan RJ, Gleeson M, et al. UEFA expert group statement on nutrition in elite football. Current evidence to inform practical recommendations and guide future research. British Journal of Sports Medicine 2021;55:416.
  • Mielgo-Ayuso, J., Calleja-Gonzalez, J., Del Coso, J., Urdampilleta, A., León-Guereño, P., & Fernández-Lázaro, D. (2019). Caffeine Supplementation and Physical Performance, Muscle Damage and Perception of Fatigue in Soccer Players: A Systematic Review. Nutrients, 11(2), 440. https://doi.org/10.3390/nu11020440
  • Mielgo-Ayuso, J., Calleja-Gonzalez, J., Marqués-Jiménez, D., Caballero-García, A., Córdova, A., & Fernández-Lázaro, D. (2019). Effects of Creatine Supplementation on Athletic Performance in Soccer Players: A Systematic Review and Meta-Analysis. Nutrients, 11(4), 757. https://doi.org/10.3390/nu11040757
  • Steffl, M., Kinkorova, I., Kokstejn, J., & Petr, M. (2019). Macronutrient Intake in Soccer Players-A Meta-Analysis. Nutrients, 11(6), 1305. https://doi.org/10.3390/nu11061305
  • Ranchordas, M. K., Dawson, J. T., & Russell, M. (2017). Practical nutritional recovery strategies for elite soccer players when limited time separates repeated matches. Journal of the International Society of Sports Nutrition, 14, 35. https://doi.org/10.1186/s12970-017-0193-8