Radioterapia

A Radioterapia é uma forma de tratamento que utiliza a radiação ionizante como solução terapêutica nas doenças oncológicas, podendo também em alguns casos ser indicada em doenças benignas.

O tipo de radiação mais utilizado é o Raio-X, com o intuito de impedir o crescimento celular anómalo. O efeito da radioterapia deve-se ao dano provocado no DNA das células neoplásicas. Sabe-se hoje que os danos causados nestas células são muito maiores que aqueles provocados nos tecidos normais, uma vez que a molécula de DNA dos tumores tem uma capacidade reduzida de regeneração.

A Radioterapia pode ser efectuada com vários intuitos

dos quais se destacam o curativo, e o adjuvante em contexto de uma estratégia multidisciplinar com outras modalidades de tratamento. Adicionalmente pode também ser usada para reduzir o volume tumoral e com o intuito de obter alívio sintomático da dor ou ainda no controle hemorrágico.
Actualmente, esta especialidade clínica assenta numa forte componente tecnológica que lhe confere níveis de eficácia muito elevados no resultado terapêutico aliados a baixos índices de toxicidade associada.

As mais recentes técnicas de tratamento em Radioterapia

das quais se destacam os feixes de intensidade modulada (IMRT), a imagem guiada (IGRT), os tratamento efectuados em arco volumétrico dinâmico (IMRT-VMAT) ou ainda as soluções na área da Estereotaxia (SBRT) intra e extra craneana permitem considerar esta modalidade terapêutica como parte integrante de uma solução de tratamento oncológico alicerçada numa estratégia de decisão multidisciplinar.