2024-02-14

Fisiatria de Intervenção

O Dr. Rui Martins da Silva dedica a sua atividade clínica à Reabilitação Músculo-esquelética, à Reabilitação desportiva, à Fisiatria de Intervenção e ainda à Avaliação Biomecânica do movimento humano.

Mestre em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Realizou o internato médico de especialização em Medicina Física e de Reabilitação (Fisiatria) no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, com estágios internacionais no Futbol Club Barcelona e na ASPETAR - Catar. Pós-graduado em Medicina Desportiva, em Medicina do Futebol, em Imagiologia Desportiva e em Gestão e Economia de Serviços de Saúde. Licenciado em Fisioterapia.

Apresenta diversa e vasta formação em ecografia músculo-esquelética e intervenção ecoguiada. Integrou departamentos de Saúde de vários clubes, seleções nacionais e internacionais. Atualmente, é coordenador do departamento de Saúde das modalidades do Futebol Clube do Porto. É ainda Professor assistente convidado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, onde coordena a Pós-graduação de Reabilitação em Medicina do Exercício e Desporto.

De acordo com o Dr. Rui, a Fisiatria tem evoluído muito nos últimos anos, no sentido de garantir ao utente uma resposta rápida, eficiente e individualizada para a otimização da sua sintomatologia e potenciação funcional. A Fisiatria de Intervenção diferencia-se sobretudo pela realização de técnicas invasivas dirigidas ao quadro clínico, em associação com os tratamentos fisiátricos, onde se destaca o exercício clínico.

As técnicas de intervenção na área músculo-esquelética, desportiva e dor crónica podem incluir: procedimentos aspirativos, infiltrações, viscossuplementação articular, hidrodistensão capsular, barbotage e lavagem de calcificações tendinosas, tenotomias percutâneas, eletrólise percutânea invasiva (EPI) e neuromodulação. Destas, o Dr. Rui destaca a neuromodolação para controlo da dor e as técnicas regenerativas (plasma rico em plaquetas - PRP, fatores de crescimento e ácido hialurónico – viscossuplementação), para potenciação biológica da saúde articular, tendinosa, ligamentar ou muscular. Estes procedimentos invasivos são realizados sob guia ecográfico, fluoroscopia ou outras técnicas de imagem.

Faça a sua marcação de Fisiatria.